Atividades que utilizam o
ábaco para compreensão das casas decimais.
Jogo do “nunca 10”
1
ábaco de pinos com peças de quatro cores (10 de cada cor) por grupo.
2
dados por grupo.
Regras:
1. Cada
jogador lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto no dado vale
uma unidade). Em seguida, pega a quantidade de peças correspondentes a esse valor
na cor da ordem das unidades. Quando se acumularem 10 peças no pino da unidade
(U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 peça na cor da dezena, que
será colocada no pino seguinte (D). Se a soma dos pontos nos dados passar de
10, as peças restantes continuarão em U. em seguida, passa o ábaco para o outro
jogador, que prosseguirá com o mesmo processo.
2. Quando
um jogador completar 10 peças no pino das centenas (D) deverá trocá-las por uma
peça da cor das centenas e colocá-la em C.
3. Quando
um jogador completar 10 peças no pino das centenas ©, deverá trocá-las por uma
peça da cor do milhar e colocá-la em UM. O jogo termina quando um jogador
ocupar primeiro o pino da unidade de milhar (UM).
a) Qual
é o maior número de peças que cada jogador pode colocar em cada pino de ábaco?
Por quê?
b) Quantas
peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 2º momento?
c) Quantas
peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 3º momento?
Complete a tabela
representando os pontos dos outros dois momentos do jogo.
Você
pode observar os pontos do 1º momento de duas maneiras diferentes:
a) Represente
os outros momentos do jogo da mesma forma.
2º momento:
3º momento:
b) Em
seu caderno, faça o mesmo com os numerais:
·
2 396
·
5 035
·
3 240
·
4 900
ok
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