segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividades que utilizam o ábaco.


Atividades que utilizam o ábaco para compreensão das casas decimais.

Jogo do “nunca 10”

1 ábaco de pinos com peças de quatro cores (10 de cada cor) por grupo.

2 dados por grupo.

Regras:

1.    Cada jogador lança os dois dados e soma os pontos obtidos (cada ponto no dado vale uma unidade). Em seguida, pega a quantidade de peças correspondentes a esse valor na cor da ordem das unidades. Quando se acumularem 10 peças no pino da unidade (U), o jogador deve retirá-las e trocá-las por 1 peça na cor da dezena, que será colocada no pino seguinte (D). Se a soma dos pontos nos dados passar de 10, as peças restantes continuarão em U. em seguida, passa o ábaco para o outro jogador, que prosseguirá com o mesmo processo.

2.    Quando um jogador completar 10 peças no pino das centenas (D) deverá trocá-las por uma peça da cor das centenas e colocá-la em C.

3.    Quando um jogador completar 10 peças no pino das centenas ©, deverá trocá-las por uma peça da cor do milhar e colocá-la em UM. O jogo termina quando um jogador ocupar primeiro o pino da unidade de milhar (UM).
 
As figuras representam três momentos do jogo da turma da classe. O jogo se estendeu até a 4ª ordem, ou seja, até o 4º pino do ábaco. Analise esses momentos e responda às perguntas.


 


a)    Qual é o maior número de peças que cada jogador pode colocar em cada pino de ábaco? Por quê?


b)    Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 2º momento?


c)    Quantas peças verdes foram necessárias para chegar ao registro do 3º momento?
Complete a tabela representando os pontos dos outros dois momentos do jogo.
 
Você pode observar os pontos do 1º momento de duas maneiras diferentes:
 
a)    Represente os outros momentos do jogo da mesma forma.
2º momento:
3º momento:
b)    Em seu caderno, faça o mesmo com os numerais:
 
·         2 396
·         5 035
·         3 240
·         4 900


Um comentário: